História

 

  

Fonte composição de fotos: br.pinterest.com e saopauloinfoco.com.br

Localizado na zona Norte de São Paulo, próximo à Marginal Tietê e ao Terminal Rodoviário Tietê, o Aeroporto Campo de Marte funciona desde 1929.

 

 

Você sabia que existem outros Campo de Marte ao redor do mundo?

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BRASIL

O Aeroporto Campo de Marte (IATA: MAE, ICAO: SBMT).

Foi o primeiro terminal aeroportuário de São Paulo, sendo que hoje não conta mais com linhas comerciais regulares, predominando o tráfego de helicópteros e aviões de pequeno porte, a denominada aviação geral. Apresenta a maior frota de helicópteros do Brasil e sua infraestrutura permite que São Paulo abrigue a maior frota do mundo desse tipo de aeronave, tendo superado a de Nova Iorque.

É um aeroporto compartilhado, com parte da área física sob controle do Comando da Aeronáutica e outra sob a administração da Infraero, empresa pública federal brasileira subordinada à Secretaria de Aviação Civil - SAC.

As atividades operacionais do aeroporto foram iniciadas em 1929, sendo ele a primeira infraestrutura aeroportuária da cidade de São Paulo, quando foi construída a primeira pista para pousos e decolagens bem como um hangar da Força Pública.

Durante a Revolução de 1932 o governo federal ordena às forças armadas o bombardeio aéreo do Campo de Marte.

O Campo de Marte foi alvo de um ataque aéreo pesado pois seus pilotos haviam sido convocados para integrar o Movimento Constitucionalista, juntamente com outros aviadores militares que haviam aderido à causa. Terminada a contenda, todos os aviões do Campo de Marte foram levados para o Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro.

Além do ataque aéreo na Revolução de 1932 e a interdição do terminal aeroportuário em 1934 pelo então presidente Getúlio Vargas, houve uma grande enchente no local em 1929. Esses distúrbios induziram o início de estudos técnicos para a escolha de um local alternativo. O sítio escolhido foi Congonhas inaugurado em 1936, os bairros Brooklin e Indianópolis também foram cogitados na época.

Em 12 de novembro de 1933 houve uma cerimônia, na qual inauguraram-se os vôos comercias para o interior paulista com a VASP, com duas rotas; uma para São José do Rio Preto com escala em São Carlos, e outra para Uberaba com escala em Ribeirão Preto, o que veio implementar em 1934, o "Parque Aeronáutico" que ocupou uma boa parcela da área do Campo de Marte.

Atualidades

Atualmente o aeroporto opera exclusivamente com aviação geral, executiva e táxi aéreo. Opera com o sistema de balizamento noturno, que permite operações da aviação executiva até as 22 horas. É o quinto do país — após Congonhas, Guarulhos, Brasília e Galeão — em maior movimento operacional.

Sedia o Aeroclube de São Paulo, fundado em 1931, uma das mais antigas escolas de aviação civil em funcionamento no país,[5] conta também com a Associação dos Concessionários, Empresas Aeronáuticas Intervenientes e Usuários do Aeroporto Campo de Marte, onde listam integrantes e serviços prestados no mesmo.

Além das atividades aeroportuárias e da escola de aviação, o Campo de Marte abriga o Serviço Aerotático da Polícia Civil e o Grupamento de Rádio Patrulha Aérea da Polícia Militar, sem contar órgãos da Força Aérea Brasileira, como a Subdiretoria de Abastecimento, o Centro de Logística da Aeronáutica, o Parque de Material Aeronáutico de São Paulo e o Hospital da Aeronáutica de São Paulo.

Acidentes e incidentes

  • 1962 - No dia 26 de novembro uma aeronave da Vasp com destino ao Rio de Janeiro colidiu no ar contra um avião bimotor Cessna 310 com destino ao Campo de Marte. Os dois voavam em direções opostas e não houve contato visual, as 26 pessoas envolvidas em ambos faleceram.
  • 1977 - No dia 18 de março de 1977, o avião em que o piloto de Fórmula 1 José Carlos Pace viajava, um pequeno mono-motor de propriedade do também piloto Marivaldo Fernandes, bateu numa árvore na Serra da Cantareira, município de Mairiporã, após decolar no início de uma violenta tempestade, tendo Pace morte imediata.
  • 1984 – Sete pessoas foram mortas com a queda de um táxi-aéreo no Carandiru, o acidente atingiu três casas no bairro. A aeronave caiu pouco tempo depois de levantar vôo do Campo de Marte.
  • 1995 - Em novembro um avião Cessna caiu sobre a Avenida Santos Dumont no bairro de Santana matando seis pessoas. O fato ocorreu pois o piloto não conseguiu levantar voo.
  • 2003 - Um helicóptero sofreu uma queda durante um treinamento para pouso de emergência, houve um incêndio após a queda. O instrutor morreu no local do acidente.
  • 2006 - Um helicóptero contratado pela Eletropaulo decolou do aeroporto para um voo de inspeção de rede elétrica sobre linhas de transmissão da subestação da Lapa, bairro da zona oeste de São Paulo. Observadores informaram que a aeronave aparentemente desviou-se de seu trajeto normal para tentar um pouso de emergência, a mesma chocou-se contra telhado de um prédio e em seguida com uma via pública havendo uma explosão. Os três ocupantes faleceram no acidente.
  • 2007 - Em 4 de novembro um jato Learjet 35 caiu sobre imóveis residenciais do bairro da Casa Verde minutos após decolar do Campo de Marte. O acidente deixou 10 pessoas mortas, dentre elas os dois pilotos e uma família moradora de um dos imóveis atingidos.
  • 2016 - No dia 19 de março uma aeronave de pequeno porte caiu sobre uma residência na Casa Verde, Zona Norte de São Paulo. A aeronave caiu na Rua Frei Machado, 110, perto da Avenida Brás Leme, ao lado do Campo de Marte. O acidente causou a morte de 7 vítimas, todas ocupantes do avião.[16]
  • 2018 - No dia 29 de Julho um avião bimotor turboélice, fabricado em 2008 pela Hawker Beechcraft, de propriedade da empresa Videplast (fabricante de plásticos e embalagens de Videira-SC) caiu em chamas por volta das 18h na terceira tentativa de pouso, após problemas no trem de pouso. Havia sete pessoas a bordo. O piloto identificado como Antonio Traversi, não sobreviveu.

Eventos 

O papa em seu papamóvel na cerimônia de canonização do frade brasileiro Frei Galvão no aeroporto.

No dia 12 de julho de 2003, houve a gravação o 6° CD do grupo de música gospel Diante do Trono intitulado Quero me Apaixonar, que reuniu cerca de 2 milhões de espectadores.

Em 2006 o aeroporto foi cenário da nona edição do reality show estadunidense The Amazing Race, seus participantes embarcavam em helicópteros à procura de emblemáticos edifícios paulistanos.

A canonização do beato brasileiro Frei Galvão ocorreu no dia 11 de maio de 2007 durante a visita do Papa Bento XVI à cidade de São Paulo. A missa campal foi realizada no aeroporto. Com a canonização, Frei Galvão é o primeiro santo nascido em território brasileiro, houve a presença de milhares de fiéis vindos de todas as partes da América Latina e com transmissão ao vivo para todo o país.

No aeroporto acontece anualmente o Domingo Aéreo no Parque de Material Aeronáutica de São Paulo que é um conjunto de exposições estáticas de aeronaves, lojas de artigos relacionados à aviação e shows aéreos como: saltos de paraquedistas, acrobacias aéreas, passagem de caças supersônicos F-5 EM Tiger II da Força Aérea Brasileira e apresentações da Esquadrilha da Fumaça.

Desativação

Há um projeto da Agência Nacional de Transportes Terrestres, que pretende desativar o aeroporto para a construção do terminal do Trem de Alta Velocidade Rio-São Paulo que ligará São Paulo ao Rio de Janeiro e a Campinas. O ministro da Defesa Nelson Jobim afirmou que o Campo de Marte deverá sofrer alterações, como a transformação para heliponto, já que o tráfego dessas aeronaves corresponde à 64% do total atualmente.

A estação será subterrânea e terreno servirá também de pátio de operações ferroviárias, um parque, além de permitir a ampliação do centro de exposições do Anhembi. A previsão é que a desativação ocorra até 2014, ano da Copa do Mundo. A ligação entre o Campo de Marte e o Metrô primeiramente seria por uma passagem subterrânea até a estação Carandiru da linha 1-Azul.

Porém em 2011 foi proposto o prolongamento da Linha 4 do Metrô de São Paulo, que passará pela Ponte Pequena, Marginal Tietê até chegar ao Campo de Marte.

Disputa Histórica

  • 1932 - Governo federal ocupa a área após vencer a Revolução Constitucionalista. Local já era usado como aeroporto e escola de aviação da polícia paulista.
  • 1945 - Com o fim da Era Vargas, o município passa a negociar a devolução do espaço.
  • 1958 Sem sucesso, Prefeitura leva o caso à Justiça.
  • 2003 - Após décadas parado, o caso é julgado pelo Tribunal Regional Federal, que decide a favor da União. Prefeitura recorre.
  • 2008 - Decisão do Superior Tribunal de Justiça muda entendimento e determina que terreno é do Município, que passa a pedir indenização pelo uso não autorizado. União recorre.
  • 2011 - Segunda turma do STJ decide a favor da Prefeitura e manda que as áreas ocupadas sejam devolvidas e que uma indenização seja estipulada e paga à cidade. União recorre ao Supremo Tribunal Federal.
  • 2020 - Quase dez anos depois, o agora ex-ministro Celso de Mello rejeita recurso da União e mantém decisão do STJ pela posse municipal. Governo Bolsonaro recorre e caso cai com o ministro Kássio Nunes Marques.
  • 2021 - Prefeitura de São Paulo e Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercado, do Ministério da Economia, negociam abatimento total ou parcial na dívida da capital com a União a partir de indenização pelo uso do Campo de Marte.

          Fonte: AEROJOTA Mercado Aeronáutico 

   

 

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Fonte: G1 portal de Notícias da Globo  (Carolina Iskandarian, em São Paulo)

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